Cirurgia de revisão de prótese de quadril – Dr. Rodrigo Monari | Blumenau

28 de junho de 2018 by Dr. Rodrigo Monari0
06.png

Cirurgia de revisão de prótese de quadril: Quando é necessário trocar a prótese?

As cirurgias de artroplastia de quadril são procedimentos muito bem sucedidos, com elevado índice de sucesso, no alívio da dor. Mas eventualmente se desgastam e, às vezes, podem ocorrer complicações, exigindo uma nova operação chamada de revisão de artroplastia do quadril.

A revisão é um procedimento de troca da artroplastia total do quadril que envolve a remoção da prótese existente e sua substituição por novos componentes. Às vezes, apenas o acetábulo ou a haste necessitam de substituição, mas em outros momentos, toda a prótese pode necessitar ser removida e substituída.

Esta é uma cirurgia complexa, mas é necessária em certas situações em que a artroplastia de quadril existente não está funcionando satisfatoriamente ou se tornou dolorosa ou infectada.

A cirurgia de revisão ajuda a corrigir o problema para que o quadril possa funcionar normalmente novamente.

Porque a prótese solta causa dor?

A principal razão para a cirurgia de revisão da prótese do quadril é a reparação da prótese que pode não estar mais firmemente fixa ao osso, resultando em movimento anormal que causa dor ao paciente.

A cirurgia de revisão de prótese de quadril é uma tentativa de reparar o quadril e restaurá-lo a uma condição em que ele possa funcionar normalmente.

Quão comum é esse tipo de cirurgia?

Dados do registro inglês de artroplastia, mostram que em média, 10% das cirurgias de artroplastia irão necessitar de revisão.

Mas quais são as razões para precisar de uma revisão de artroplastia de quadril?

Uma cirurgia de revisão de prótese de quadril pode ser necessária por diversos motivos:

A prótese pode se tornar dolorosa porque está em vigor há muitos anos e os componentes começaram a se desgastar e a se soltar, movendo-se um pouco no osso. Esse tipo de afrouxamento geralmente causa alguma perda e dano ao tecido ósseo, e essa perda óssea precisa ser tratada no momento da cirurgia de revisão.

A prótese pode se deslocar em ocasiões repetidas e a cirurgia de revisão é necessária para impedir que essa complicação angustiante aconteça.

Os pacientes podem cair e causar uma fratura do osso ao redor da prótese, chamada de fratura periprotética. Isso pode exigir uma revisão prótese do quadril. –

Se uma infecção profunda se desenvolver em uma prótese, a cirurgia de revisão freqüentemente será necessária para erradicar a infecção e implantar novos componentes não infectados.

A cirurgia de revisão em infecção pode ser realizado em uma única operação chamado de revisão em tempo único ou em duas cirurgias, chamado de revisão em dois tempos.

Quanto tempo demora uma operação de revisão de artroplastia de quadril?

O tempo exato gasto na cirurgia depende da complexidade de cada caso, pois todos os casos são diferentes; no entanto, leva pelo menos o dobro do tempo para fazer uma revisão de artroplastia de quadril, como faz para fazer uma primeira vez . Isso significa que leva no mínimo 2 a 3 horas e significativamente mais em casos mais complexos.

Quais são os benefícios da cirurgia de revisão do quadril?

O alívio da dor é o principal benefício de ter uma cirurgia de revisão do quadril. Muitos pacientes podem achar que a cirurgia de revisão do quadril melhora a mobilidade, força a coordenação do tronco e perna, além de melhorar a aparência do quadril e da perna.

A cirurgia de revisão de prótese de quadril pode permitir que os pacientes retornem novamente à atividade normal com um quadril sem dor. Mas lembre-se de que a cirurgia de revisão do quadril bem- sucedida também depende dos cuidados do paciente com seu programa de reabilitação após a cirurgia.

Quais são os riscos da cirurgia de revisão do quadril?

Tenha em mente que a cirurgia de revisão da prótese do quadril é um procedimento eletivo, e seguro. Podem ocorrer complicações imprevistas associadas à anestesia, como disfunção respiratória ou cardíaca.

Além disso, complicações podem surgir com uma infecção, lesão de nervos e vasos sangüíneos, fratura, fraqueza, rigidez ou instabilidade da articulação, dor ou a possibilidade de precisar de mais cirurgias no quadril.

As complicações desse procedimento, além dos riscos associados a qualquer cirurgia importante, são semelhantes às da cirurgia de substituição articular original.

No entanto, a taxa de sucesso da cirurgia de revisão de prótese é geralmente menor do que a da cirurgia original porque o osso é mais fraco. Complicações da cirurgia de revisão de quadril podem incluir:

Infecção (em apenas 2 a 4 por cento dos casos)

Afrouxamento da nova prótese (em 10 a 15% dos casos). A probabilidade é muito maior se o paciente estiver acima do peso e / ou não usar muletas durante os primeiros meses.

Fraturas ósseas durante ou após a cirurgia (uma vez que o osso é mais fraco e pode haver considerável tecido cicatricial ao redor da articulação)

Luxação (duas vezes mais comum que um procedimento primário)

Uma perna mais curta que a outra

Perda óssea na articulação Se a articulação estiver infectada, ela pode ser removida cirurgicamente e reimplantada com cimento cheio de antibiótico.

Além disso, antibióticos intravenosos podem ser necessários por seis a oito semanas, seguidos pelo tratamento domiciliar de antibióticos orais.

Embora esses riscos possam ser preocupantes, muitos pacientes não apresentam nenhuma complicação. Além disso, os avanços na tecnologia e nas técnicas cirúrgicas melhoraram.

Como me preparo para a cirurgia de revisão de prótese do quadril?

Para se preparar para a cirurgia de revisão de prótese do quadril, os pacientes são solicitados a agendar uma série de consultas e exames. As consultas são iniciadas pelo menos um mês antes da data da cirurgia.

Durante essas consultas, são realizados estudos que incluem exames laboratoriais, análise de urina, eletrocardiograma (ECG) e raios-X. Estudos adicionais, também podem ser recomendados pelo seu médico.

Os pacientes também podem tomar medidas em casa para ajudar a garantir uma recuperação mais fácil após a cirurgia. Faça algumas mudanças simples ao redor da casa e peça a alguém para ajudá-lo durante as poucas semanas após a cirurgia.

Se você fuma, tente parar ou diminua para diminuir o risco de sua cirurgia e aumentar sua taxa de recuperação.

A revisão de prótese do quadril é uma cirurgia especializada que requer o uso de técnicas especializadas e equipamentos especializados. É essencial que o cirurgião planeje a cirurgia com muito cuidado.

Eu planejo todos os meus procedimentos de revisão do THR com algumas semanas de antecedência e isso inclui modelos computadorizados de todos os casos.

Às vezes é necessário um equipamento especializado, e isso é providenciado com antecedência. Geralmente uma incisão maior e abordagens especializadas para a articulação do quadril são necessárias para obter acesso adequado para realizar a cirurgia.

A operação de revisão de prótese de quadril envolve três fases.

A primeira fase envolve a remoção cuidadosa dos componentes da prótese com danos, ou solta, causando danos mínimos ao osso que os suporta a prótese. Isso requer equipamento especial.

A segunda fase envolve a reconstrução da deficiência óssea com enxerto ósseo ou usando componentes especiais de metais porosos para criar uma base sólida para o novo suporte da nova prótese de quadril a ser implantado.

A terceira e última fase envolve a colocação da nova prótese de quadril. Tanto implantes cimentados como implantes não cimentados podem ser usados para revisão de prótese de quadril, e a preferência da técnica escolhida vai de acordo com a avaliação pré operatória e ou escolha do cirurgião.

Uma revisão bem sucedida da prótese do quadril oferece alívio dos sintomas que exigiram o procedimento.

Revisão da prótese de quadril é um procedimento mais complicado do que uma primeira vez que se realiza a prótese de quadril, e assim os riscos do procedimento são maiores.

No entanto, quando realizada por um cirurgião que é especialmente treinado para realizar este tipo de cirurgia e que faz isso regularmente, os resultados devem ser bons em uma grande maioria dos pacientes.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

15 − 1 =


Endereço

Dr. Rodrigo Monari
Rua Berta Odebrecht, 66 – Sala 1301
Garcia – Blumenau/SC

Fale conosco

WhatsApp:
(47) 99645-0003

Telefone:
(47) 3041-2425

E-mail:
clinica.monari@gmail.com

Artigos recentes

Dr. Rodrigo Monari CRM: 10849 – S.C - Ortopedista e Traumatologista Especializado em Cirurgia de Artrose do Quadril - Blumenau SC