Artroplastia de Quadril – Entenda o que é e como o procedimento é realizado

10 de outubro de 2018 0
2018-10-09-1.jpg

A artroplastia de quadril surgiu para ajudar as pessoas que sofrem com a temida artrose de quadril. A artrose de quadril é uma doença que afeta a articulação e provoca o seu desgaste. Dessa forma, dores localizadas começam a surgir, atrapalhando o dia a dia da pessoa e dificultando tarefas simples como calçar sua meia. Entenda melhor a artrose de quadril e seus sintomas. A artroplastia de quadril surge como uma forma de acabar com essas dores e devolver a saúde das pessoas que sofrem com a artrose de quadril.

O que é a artroplastia de quadril?

A artroplastia de quadril é uma cirurgia ortopédica com o objetivo de substituir a articulação natural (já desgastada) do quadril por uma prótese, que pode ser total cimentada, total híbrida ou não cimentada. A artroplastia de quadril é realizada em idosos que sofrem com o desgaste na articulação do quadril (artrose de quadril) ou até mesmo em jovens que sofreram algum tipo de trauma no local ou alguma fratura. Por possuir riscos em sua execução, a artroplastia de quadril só é feita quando nenhum método para alívio da dor tem os efeitos desejados, como último recurso. Por isso é importante se consultar com um especialista em artroplastia de quadril, para que você tenha a segurança de um trabalho bem feito. No entanto, é importante ressaltar que a artroplastia de quadril é uma das cirurgias mais bem sucedidas na medicina e está em constante evolução, sempre em busca das melhores técnicas e métodos de prevenção.

Como é feita a artroplastia de quadril?

A cirurgia de artroplastia de quadril é feita com o uso da anestesia (local ou geral). O cirurgião então faz um corte na lateral da coxa e retira todas as partes desgastadas e coloca a prótese. A cirurgia leva em média de duas horas e meia, dependendo da situação do paciente. É uma cirurgia sem complicações na maioria das vezes, mas que para alcançar o seu objetivo, conta com a boa conduta do paciente pós artroplastia de quadril.  

Cuidados após a artroplastia de quadril

É bem importante que o paciente siga os cuidados pós-cirúrgicos de forma regrada, para que a recuperação não tenha complicações e o resultado da artroplastia de quadril seja a desejada. Geralmente os cuidados após a cirurgia já começam um dia após o ato com a fisioterapia, que é feita para ajudar no alívio das dores, diminuição do inchaço e para melhorar e fortalecer os músculos. O fisioterapeuta normalmente irá recomendar exercícios que ajudarão na aprendizagem de locomoção com a prótese, para que assim a pessoa possa desenvolver equilíbrio e fortaleça seus músculos. Após a alta, é recomendado que o paciente faça acompanhamento fisioterapêutico por até 6 meses, dessa forma os resultados da cirurgia serão satisfatórios.

Além da fisioterapia, existem alguns cuidados que devem ser seguidos para ajudar na recuperação pós artroplastia de quadril:

  • Deitar de barriga para cima com as pernas abertas;
  • Não cruzar as pernas;
  • Evitar girar a perna operada para dentro ou para fora, sobre ela mesma;
  • Não sentar em locais muito baixos: colocar sempre assentos para elevar o vaso sanitário e cadeiras;
  • Evitar deitar de lado sobre a perna operada, especialmente no primeiro mês após a cirurgia;
  • Ao subir degraus, primeiro deve-se colocar a perna não operada e depois a operada. Para descer, primeiro vai a perna operada e depois a não operada;
  • Praticar atividades leves, como caminhada ou dança, após 2 meses de recuperação e sob orientação do médico ou fisioterapeuta.

É recomendável que o paciente vá a uma consulta de revisão de 7 a 10 dias após a cirurgia. Nessa consulta os pontos são retirados e análise dos resultados da artroplastia de quadril. É importante também que o paciente vá ao especialista de 2 em 2 anos para avaliação da de posicionamento e desgaste da prótese colocada.

Para que não haja complicações na intervenção cirúrgica e nem no pós, é importante que o paciente procure por um especialista em artroplastia de quadril e marque uma consulta de avaliação, para que a necessidade de cirurgia seja realmente confirmada e para que o paciente possa ter o melhor diagnóstico e acompanhamento.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

16 + dois =


Endereço

Dr. Rodrigo Monari
Rua Berta Odebrecht, 66 – Sala 1301
Garcia – Blumenau/SC

Fale conosco

WhatsApp:
(47) 99645-0003

Telefone:
(47) 3041-2425

E-mail:
clinica.monari@gmail.com

Dr. Rodrigo Monari CRM: 10849 – S.C - Ortopedista e Traumatologista Especializado em Cirurgia de Artrose do Quadril - Blumenau SC