Dr. Rodrigo Monari | Ortopedista e Traumatologista | Cirurgião do quadril e pelve Dúvidas Frequentes
 
Artrose de Quadril - Dr. Rodrigo Monari | Ortopedista e Traumatologista | Cirurgião do quadril e pelve - cirurgia de Artroplastia do quadril, artrose de quadril, osteoartrose, implantes de prótese de quadril, ortopedia, traumatologia, cirurgia de Pelve e Acetábulo, Bursite do Quadril, Fraturas do Fêmur Proximal, Acetabular Fractures, Lesão do Labrum Acetabular, cirurgia do impacto femuro acetabular, cirurgias do acetábulo e pelve, cirurgias de artroplastia do quadril híbrida, artroplastia do quadril cimentada/parcial, Centro Clínico Oswaldo Cruz - Blumenau - Santa Catarina / SC.
Doenças
    
  Saiba Mais
    ______________________________

» Bursite do Quadril

» Fraturas do Fêmur Proximal

» Fraturas do Acetabulo

» Lesão do Labrum Acetabular
 
       
 
 
» O que é Bursite do Quadril?
 
« Voltar
 

Bursite do quadril é um problema comum que causa dor na face lateral da coxa, afetando grande número da população com dor no quadril. 

A bursa é uma bolsa que contém um fluido, e que facilita o movimento entre duas superfícies. Por exemplo, no quadril, a bursa está localizada entre a proeminência óssea do grande trocânter e um firme tendão que passa sobre o osso.

Quando a bursa encontra-se inflamada, o movimento do tendão sobre a superfície óssea causa dor. Com os pacientes com bursite movem o tendão a cada passo, a bursite pode ser muito dolorosa.

As causas de bursite podem ser associadas com diferentes tipos de pacientes:

» Atletas: Principalmente em corredores ou atividades esportivas que possua corrida, como futebol, basquete.

» Trauma: traumas locais sobre a face lateral da coxa, especificamente sobre ao bursa trocantérica podem acarretar bursite traumática.

» Pós operatória: casos de fraturas do quadril e após artroplastias do quadril podem apresentar bursite.

O diagnóstico é realizado na maioria das vezes com o exame físico adequado, que inclue edema e dor a palpação sobre a face lateral da coxa. O exame radiográfico é frequentemente solicitado para descartar calcificação sobre a bursa, que acaba por agravar a dor.

Ocasionalmente poderá ser solicitado o exeme de ressonância magnética quando o diagnóstico não está claro, ou se a dor não é resolvida com o tratamento conservador.

Outras doenças do quadril podem simular a bursite, como tendinopatias dos músculos do quadril, meralgia parestésica, lesões do labrum, entre outras.

O tratamento é realizado com terapia medicamentosa, associado a fisioterapia.

  « Voltar
 
Rua Prefeito Frederico Bush Jr. (Centro Clínico Oswaldo Cruz) - Nº 220 - Sala 605 | Tel: (47) 3329-0802 | Blumenau - SC Desenvolvimento de sites Blumenau